Epicteto – Muito se fala de Sócrates, de Platão e Aristóteles. Mas, umas pistas sobre esse grande filósofo do Estoicismo Grego.
Epiteto -Hierápolis, 55 - Nicópolis, 135) foi um filósofo Grego estóico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez quebrou-lhe uma perna.
Apesar de sua condição, conseguiu assistir às preleções do famoso estóico Gaio Musônio Rufo. De sua obra se conservam um Enchyridion, o "manual de Epiteto", e alguns discursos - editados por seu discípulo Flavio Arriano.
Como viver uma vida plena, uma vida feliz? Como ser uma pessoa com boas qualidades morais? Responder a estas duas perguntas fundamentais foi a única paixão de Epiteto. Embora suas obras sejam menos conhecidas hoje em função do declínio do ensino da cultura clássica, tiveram enorme influência sobre as ideias dos principais pensadores da arte de viver durante quase dois mil anos.
Para Epíteto, uma vida feliz e uma vida virtuosa são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas.
PENSAMENTOS E ENSINAMENTOS DE EPICTETO
- Para ser feliz o homem deve procurar mudar apenas o que pode ser mudado. As coisas que não podem ser mudadas devem ser aceitas como elas são. Assim, devemos aceitar a realidade.
- Devemos fazer a diferenciação do que é útil (para ser seguido) e inútil (para ser descartado).
- Valorização da razão e do conhecimento.
- O homem precisa conhecer as representações sociais (um dos principais objetivos da filosofia) para ter condições de fazer boas escolhas na vida.
- Visão do universo harmônico, organizado e racional. Cada elemento do cosmos, inclusive o ser humano, tem uma função. O ser humano é feliz quando cumpre sua função em harmonia com o funcionamento do universo.
- Para Epicteto, o desejo é uma das principais causas da infelicidade humana.
- “O desejo E a felicidade não podem viver juntos”.
- “A felicidade só pode ser encontrada no interior”.
- “Os homens não são perturbados pelas coisas, mas pela visão que possuem destas coisas”.
- “Não tenha medo da pobreza, do exílio, da prisão ou da morte. Devemos ter medo é do próprio medo”.
- “Para alcançar a liberdade só existe uma maneira: desprezar tudo que não depende de nós”.
- "Não é o que acontece com você, mas como você reage a isso que importa".
- "O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não têm,
mas alegra-se com as que têm".