Maria fica ou vai com outras

O chamado efeito manada é bem estudado na Neuropsicologia (Neurociência). E pode ser também descrito na Sociologia. Resumidamente, refere-se à disposição do indivíduo, sem distinção de gênero (pode ser homem ou mulher), em praticar ou realizar uma ação, um feito, um comportamento seguindo uma pessoa ou sistema. O fenômeno leva o adjetivo manada. Entretanto, pode apenas uma pessoa (isolada, na maioria das vezes) exercer essa influência; ou um grupo de gente exercer esse papel.

Compreendido o que seja essa tendência das pessoas. Esse comportamento pode ser executado, tendo à sua frente e influência uma pessoa-modelo e imitada em seus atos e convencimento (discurso, convite, instigação, recomendação). Exemplo, um religioso, um ativista, um doutrinador. E de igual efeito e cópia (imitação, repetição) de um sistema, uma doutrina, uma propaganda ou marketing. Essa estratégia é empregada nas propagandas.

Como se dá o comportamento de siga a manada/líder/propaganda/marketing? À luz da Neuropsicologia ou Neurociência, o mecanismo se faz com o viés de acomodação ou adaptação ao outro (pessoas, sistema, tendências do momento). Em uma linguagem popular, a acomodação se refere à inércia ou preguiça mental e cognitiva.  Esse mecanismo não guarda tanta relação com o nível sociocultural ou escolar do indivíduo. De todo modo há uma predominância em indivíduos com menos formação e qualificação tecnocientífica. O chamado viés de acomodação se faz na mesma natureza e intensidade do viés de confirmação.

No viés de confirmação, a pessoa ante uma escolha, vai assimilar e praticar aquela que satisfaz sua crença e convicção. Pode se dar em uma ideologia política, doutrinária ou religiosa. Diante de exposição de outro, a pessoa com esses vieses vai selecionar as ideias que coadunam com o seu pensar e sentir. Já no viés de acomodação, o indivíduo, nesse comportamento, padece da chamada inércia ou preguiça cognitiva e na análise crítica ou natureza do que ele vai adotar como atitude, decisão, aquisição e adesão.

Fulano ou sicrano, possui um aparelho celular. Mas, esse sicrano olhando para amigos e companheiros, namorada, grupo do qual faz parte. Ou mesmo um forte marketing/propaganda de um novo celular da moda vigente, um lançamento de última geração. Esse sujeito, porque de fato tornado subjugado ou sujeito de agora uma propaganda e incentivo da namorada e amigos. Qual a tendência e disposição (conflito interno) desse indivíduo? imitar, copiar e repetir a posse do outro, a compra de um novo objeto semelhante ao do grupo e pessoa ao lado com suas expressões de incentivo e convencimento. Puro e robusto efeito manada. Há que se pertencer ao grupo (efeito “in-group”) e identificar com essa outra pessoa ou grupo.

Em suma e concluindo, o efeito manado ou de imitação, é muito visto na pós modernidade ou modernidade líquida, conforme teoria do filósofo Zigmunt Bauman. São efeitos e consequência da forte influência estabelecida da Internet e redes sociais (Instagram, tik tok ). Existe um aliciamento com propagandas coloridas e visuais. São as pessoas se mostrando alinhadas e adesistas do sistema mercantil e consumista. No chamado efeito manada entram também o comportamento da leniência, a atitude da complacência e suporte de um pai, uma mãe, que desavisadamente busca privilegiar e apoiar os filhos/mesmo adultos em seus desejos e instintos do consumo e da posse de bens supérfluos ou desnecessários de momento. Caso do exemplo do celular, do carro, da moto, das roupas de grife, da melhor comida, dos gastos. Falta a essas pessoas o senso crítico e analítico da relação custo/benefício nessas adesões e aquisição.


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