Siga o líder

 Com efeitos, lufa-lufas, azafamas, estardalhaços, espaço aéreo feérico, foi eleita numa 5ª feira – 08.05.2025, o Papa Leão XIV, um americano Robert Francis Prevost. Mas, que tem também a cidadania peruana, porque lá esteve em missão social e religiosa por  anos. È o primeiro papa americano/Chicago.

Como referido nesse exórdio, o movimento popular quase convulsivo, nas ruas do Vaticano, para ver a aparição do novo pontífice, nos leva a algumas reflexões. As cenas, acessíveis a todos pelas TVS e redes sociais, mostram gente de todas as idades. Mas, massivamente idosos. Na verdade, uma balbúrdia, gente se acotovelando, se bracejando, se esfalfando. Toda essa dinâmica, com o único fim, de saber e ver quem era o novo papa.

Atentando bem às cenas, de todos. Mas, chama atenção de fato o quanto de pessoas mais idosas para a praça do vaticano se dirigindo, para ver por alguns minutos o novo papa: Leão XIV. Vamos às reflexões:

Mostrasse essas cenas para alguém que não sabia se reportar à espera da aparição do novo papa, poderia se supor que seria um novo messias. A vinda de Jesus? Será? Sensação esta em função da fixação, do interesse e extrema curiosidade da revelação do novo papa.

Mas, por que de tanta audiência e visão ao novo papa? As Ciências como Psicologia Social e NeuroCiência explicam. Todo esse alvoroço e a busca quase neurotisada das pessoas pelo anúncio normal da eleição de um novo papa, se dão pelo efeito manada, no sistema de “siga o líder”. Também no popular é  o conhecido expediente do maria-vai-com-as-outras. Que já se explica, pode ser uma pessoa, um sistema, uma propaganda, um fato reiteradamente propagado.

Nesse efeito manada, ou “siga o líder”, no exemplo presente, têm-se o papel e intensa influência as redes televisivas, as redes sociais, emissoras de rádio e mídias digitais. Imagine, uma poderosa rede de televisão que passa a ocupar sua programação, com longas horas nessa transmissão. Não há cidadão do planeta, religioso de qualquer seita ou não religioso, adepto, que não queira ver o papa.

E para concluir, que importância, que mudança ou vantagem trará, para as pessoas comuns a eleição de um papo. Será que o petróleo vai baixar de preço? será que o salário vai aumentar? Será que eu vou ter que ralar menos com o governo clerical do novo papa? Claro, que nada disso vai mudar. A maioria das pessoas ali estão ou assistindo; ou ali estão porque na causa dessa desmedida e insólita curiosidade existe um líder, o membro alfa das manadas. No caso a maciça propaganda da imprensa para a eleição do papa. Só isso. Mas, que parece a vinda de Jesus! Ah, isto parece viu. Relembrando, manada é uma metáfora: ela pode ser uma pessoa, um ídolo, um líder carismático, um religioso, um político, um influencer, um marketing qualquer.

João Joaquim - médico e articulista do DM

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