O MASTER É O BIG DOS ESCÂNDALOS

DE MOMENTO, o maior escândalo a que o Brasil e mundo assistem são as fraudes e corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento criminoso do Banco Master, do sr Daniel Vorcaro. Esse mesmo bilionário que para agradar sua filha de 15 anos, fez-lhe uma festa de debutante de 15 milhoes, lá em Nova Lima MG. Para tal proeza e exibição de poder pagou hospedagem aos vizinhos do Prédio, vizinhos que se incomodassem com o barulho da festa até alta madruga, onde se realizou o aniversário da filha adolescente! É mole ou quer mais demonstração de arrogância, riqueza e poder econômico.

Escândalos bancários, fraudes financeiras com envolvimento de gente graúda da Política, no Brasil, não é novidade. Lembremos: em 1995, o Banco Central interveio nos bancos Econômico e Nacional e Bamerindus. E as coisas, isto é; as investigações não andaram, porque os auditores iam nesses bancos, documentavam os ilícitos. Mas, quando chegavam em pessoas graúdas da Política e dos Poderes em Brasília, os inquéritos eram engavetados. Como é bom ser político e ter poder em Brasília! Não é mesmo. Lá tem Juízes, mas também corruptos em todas as instâncias da Administração Pública.

Até então, esta é a maior fraude bancária registrada no Brasil. Falar em envolvimento de homens públicos e autoridades não é novidade em nossa Terra Brasil. Estima-se em 41 bi de reais, são cerca de 1,6 milhões de credores. E tudo leva a crer que muitos correntistas vão perder parte de seus ativos depositados no Master. E o sr cara-de-pau Vorcaro, ate agora, de punição apenas 3 dias de cadeira, e uma tornozeleira eletrônica em um de seus solares (mansões, no Brasil e EUA). E quase que de começo ele fugiu para os USA, em um de seus jatinhos de 100 milhões.

O QUE a imprensa e sociedade vêm perguntando é porque o caso Master foi parar no STF, que o ministro Antônio Dias Toffoli trouxe para si o relatório do caso, decretou sigilo investigativo, indicou 4 peritos da Polícia Federal, e por que a esposa do ministro Alexandre de Moraes tinha um contrato de assistência jurídica do Banco Master ao preço de 3,6 milhões por mês, por um tempo de 3 anos? Por que? São perguntas de direito de qualquer cidadão e imprensa. Ao que parece há tanta gente da Política e do Judiciário envolvida, que se passar tudo a limpo, muitos não escapariam aos tridentes e chicotes da Justiça. Mas, estamos no Brasil! Acalmem os envolvidos em tamanho escândalo. Tudo vai se passando, o tempo é favorável a bandidos, e logo cai no esquecimento.

Para refrescar um pouco a memória dos mais novos que nem tudo leem. O Econômico pertencia a Angelo Calmon de Sá Filho; banqueiro esse descendente de uma casta de gente da época do Império, muito rica. O Nacional pertencia aos filhos de José Magalhães Pinto, governador de MG, e partícipe da Ditadura Militar de 1964-1985. Tanto o Econômico quanto o Nacional, tiveram os processos parados ou nulos, quando se desenhava a participação de gente graúda, dos poderes em Brasília. Coisas de Brasil.

Enfim, como bem afirmou o Ministro Edson Fachin, presidente do STF, queremos ver se até que enfim, em Brasília a Justiça vai funcionar para pessoas influentes, de poderes, casos dos políticos e mesmo do Judiciário; e inclusos os bilionários como o sr Vorcaro.

Disse Fachin: É induvidoso que todos se submetem à lei, inclusive a própria Corte Constitucional; nada obstante, é preciso afirmar com clareza: o Supremo Tribunal Federal não se curva a ameaças ou intimidações. Quem tenta desmoralizar o STF para corroer sua autoridade, a fim de provocar o caos e a diluição institucional, está atacando o próprio coração da democracia constitucional e do Estado de direito. O Supremo age por mandato constitucional, e nenhuma pressão política, corporativa ou midiática pode revogar esse papel

Posts mais recentes

O MASTER É O BIG DOS ESCÂNDALOS

DE MOMENTO, o maior escândalo a que o Brasil e mundo assistem são as fraudes e corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento criminoso do ...