O touro que pulou no carro

 EU dou de iniciar esse texto com a seguinte pergunta ao meu leitor e leitora: como você, o senhor, a senhora reage a qualquer fato que lhe diz respeito, fora do habitual, do padrão, do rotineiro e de normalidade? Vou ser mais seletivo e específico, ante qualquer pequeno e corriqueiro fato, por mais banal que seja? Ou em outros termos a uma frustração, seja grande, pequena? Como e com que intensidade reage?

Cada pessoa, cada um de per si, traz dentro de si o que chamamos em Sociologia e Psicologia ou Arquivo Cultural, o chamado de limiar de frustração. O que significa esse limiar de frustração? Também pode ser nominado de grau de resiliência ante qualquer resultado inesperado. Grande ou pequeno! Limiar de frustração é o grau de aptidão de reagir aos insucessos ou fracassos da vida.

Nesse entendimento podemos afirmar que quanto maior o limiar de frustração, mais eficaz e menos nociva a reação da pessoa. É natural que cada pessoa tenha a sua frustração ante os infortúnios: leves, moderados ou severos. E como reagem as pessoas diante de seus pequenos e grandes fracassos, seus resultados inesperados, os imprevistos? Vamos a alguns exemplos e expressões.

Um dia desse mês, no Estado de SP, assisti quase ao vivo e instantâneo, uma cena que além de muito inopinada e inusitada despertou-me essa reflexão. No trânsito meio parado, havia carros e um touro solto. Era dia e pleno sol. No meio dos carros o peão tentando reconduzir o touro ao pasto cercado, de onde havia evadido o animal. Inesperadamente o touro avançou para chifrar o peão, que correu entre os carros. Eis que o animal salta por cima de um carro, atropela e amassa o carro da jovem senhora que levava uma criança, buscada da escola.

Ato contínuo, essa jovem e bem elegante e apessoada mãe, pode-se dizer abençoada porque ninguém ficou ferido. Apenas o seu carro com a traseira amassada. Ela sai do carro, meio assustada. Atenção! devia estar grata, por nenhum dano em si e à criança (filha sic) no banco traseiro. Porque imagine um bólido semovente, no caso um touro de cerca de 600 kg, se atirando sobre seu carro. Tudo ficou gravado por celulares a postos, por isto tudo publicável. Ela se mostra indignada (até compreensível!) e esbraveja expressões  xingatórias. Tipo, “tudo que eu precisava”; vai tomar naquela parte anatômica (impronunciável aqui). E assim são outras reações chulas, ditos de baixo calão. Muito comum também de se ouvir de técnicos de futebol e outros esportes, por jogadas mal executadas. Alguns ainda atenuam com as populares caramba, caracas. Porque o palavrão original é de extremo mau gosto, grotesco e tóxico auditivo. Faz parte do ofício desses treinadores, que não se vexa de suas chulices.

Temos outro exemplo de como certas pessoas portam no seu chamado limiar de frustração numa escala bem elevada. A descrição da mais jovem juíza, recém aprovada no concurso para juízes do TRF1 de Brasília. Ela é mineira de Inhapim MG, 25 anos, e conta sua trajetória de vida, de estudante desde o segundo grau, o curso de Direito, a aprovação para promotora na BA, as jornadas de 8 horas de estudos diários, o casamento. E mostra que também teve frustrações, burocracias nos concursos, barreiras, desistência de alguns certames. Entretanto não perdeu o foco. E então, colhe por fim os louros da vitória. Porque teve resiliência, alto limiar às frustrações comuns da vida e venceu, por fim. Belo exemplo.

Enfim, o que se quer deixar como mensagem é essa variação do limiar de frustração das pessoas, ante os diferentes resultados inesperados em suas vidas. Existem pessoas que reagem mal diante das mínimas frustrações da vida. Alguma mensagem que não veio, a comida que não estava tão apetitosa, a caneta que não escreve, a bateria do celular que acabou, o atraso de uma pessoa, o copo que não estava do gosto, a encomenda que atrasou. E vai se juntando os resmungos, as ojerizas, os xingamentos, as irritações, as reclamações. E a vida vai se encerrando em um legítimo purgatório. Para quê.

Posts mais recentes

O MASTER É O BIG DOS ESCÂNDALOS

DE MOMENTO, o maior escândalo a que o Brasil e mundo assistem são as fraudes e corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento criminoso do ...