ALUNOS E NARCISOS DAS ACADEMIAS

 Este artigo ora desenvolvido bem que pode ser incluído como capítulo de Psicologia, ou Psiquiatria. Mas, tratemo-lo como de interesse também de Sociologia. Grupos e encontros sociais. Disserto aqui sobre os ambientes das Academias de Atividade Física. É mais esse cenário e encontros, tidos e havidos como um laboratório a céu aberto da diversidade humana. Nem se quer aqui descrever os variados tipos físicos e anatômicos das pessoas. Porque essa variação salta aos olhos dos menos argutos e curiosos estudiosos (os anatomistas, os esteticistas, os esportistas, entre outros). Um profissional de saúde por exemplo tem interesse no aspecto exterior mais simples do consulente: a marcha, a fisionomia, a expressão mimica e verbal. Tudo traz um significado.

O que se quer aqui é mostrar a pessoa em sua dimensão abstrata, psíquica, emocional, de caráter, de valores sociais, culturais e de apego ao que se oferece a ela pelo mundo das vaidades, das aparências, da imagem corporal, do vigor puro e simples; não só das proeminências (pró eminências) anatômicas, músculos, ossos, glúteos, coxas, bíceps, vastos, peitorais, braquiais, tibiais, retos abdominais e oblíquos (do abdome), etc.

Pode-se dividir essa consideração para muitos homens, popularmente chamados de ratos de academia. Aqueles que por escolha livre e deliberada faz apenas a academia. Em geral, mora a 300m ou meio km da academia e lá chega em seus carrões. E ali se esfalfa e rala 4 vezes, 5 vezes por semana. E vai como que compactando sua composição corporal, o seu IMC. Seus bíceps e coxas tornam-se para o indivíduo um símbolo de virilidade, de força e potência, potestade. No geral, em um exame de teste ergométrico, a 6 km/hora, em 10 minutos, corre-se o risco de um infarto. Capacidade aeróbica baixa. Mas, perguntado se pratica atividade física, ele faz. Capacidade aeróbica precária.

E as mulheres de academia. Aqui trata-se de outro subcapitulo à parte. Além de gostarem de ostentar roliças mamas (peitos em profusão), gostam de exibir seus belos glúteos (os bumbuns) bem estufados e arrebitados. Existem por exemplos os glúteos fakes, porque preenchidos de silicones e até PMMA (olha os riscos!). Outra característica do grupo feminino é intervalar os exercícios com as conferências de redes sociais e mirarem os posts do Instagram. Delas e das concorrentes! Primeiro, faço minha self e posto, depois comparo com as concorrentes.

Pensem os leitores (as) que ficam nessas exposições e ostentações do grupo feminino! Dos homens também. Mas, as mulheres são mais aprimoradas nesses quesitos. As roupas, os adereços das indumentárias, os coloridos. “Vaidades das vaidades e tudo se encerra em vaidade” – Vide Eclesiastes- ou os sete pecados capitais.

Em conclusão e juntando as turmas dos dois gêneros. Os cenários de Academias e Espaços de Ginástica e atividade física, mais representativamente as amadoras, mostram esse lado da psique e dos valores humanos. Dos valores material e abstrato, em se tratando do que as fazem se mostrar como gente diferente de outras gentes.

Os especialistas em Fisiologia Humana; especialmente em Fisiologia do Exercício, em Ergonomia. E até, olhem bem, mesmo doutrinários e filósofos, afirmam que muitos praticantes e “ratos de academias”, porque só praticam os chamados exercícios isométricos (exercícios resistidos); esses adeptos e compelidos pela moda das academias, estão ao termo dos resultados promovendo uma compactação de sua massa corporal. De fato, ganham até mais peso corporal pelos músculos hipertrofiados. Todavia, de condicionamento cardiorrespiratório, continuam os mesmos sedentários de antes. Porque seus pulmões e capilares cardíacos e cerebrais são os mesmos de um sedentário ou até pior.

Enfim, tanto muitos homens como mulheres, encontram nas academias de musculação (fábricas musculares) seu espaço de vazão para sua autoestima, o seu narciso interno e outras expressões de vaidade. Com toda livre e absoluta expressão! Por que não! Trata-se de a pessoa estar antenada com o marketing de toda forma estética exterior, exoterismo em sua essência. Afinal de contas, “antes da pura e líquida existência, para quê chegar a alguma essência”. E cada qual que busque a essência que lhe melhor aprouver. Se no seu bojo preferencial tudo couber!

Posts mais recentes

O MASTER É O BIG DOS ESCÂNDALOS

DE MOMENTO, o maior escândalo a que o Brasil e mundo assistem são as fraudes e corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento criminoso do ...