A Banalização do Desperdício de Nossos Governos

Estamos em dezembro 2024. Lendo o portal da Transparência do Governo Federal, uma notícia estarrecedora, na questão da governabilidade. Notícia esta não muito divulgada pela imprensa. E se feita, sai como uma nota de rodapé de Jornal. O Brasil, está jogando no lixo, ou melhor, incinerando cerca de 370 milhões de insumos de saúde. São medicamentos, como anestésicos, antibióticos e vacinas, que perderam a validade, vencidos. Tudo adquirido de 2 e anos para cá, período da pandemia da covid-19.

Imaginemos quantos hospitais, quantas UPAs, postos de atendimento, quantas casas populares, quantas toneladas de alimentos não poderiam ser compradas com essa fortuna, dinheiro público. Escolas, rodovias, segurança pública. Imaginar o quanto de segurados do SUS sofrem, esperam em filas e morrem.

Outra notícia que merece atenção. Notícia divulgada pelo próprio SUS e IBGE. O crescimento do câncer no Brasil, vem se dando de forma geométrica. De momento, é a 2ª causa de mortes, perdendo para as doenças cardiovasculares. E tal estatística pode ser evitada, porque são muitos tipos preveníeis como os de próstata, de mama, de aparelho digestivo, ginecológico etc. Uma vez mais pode ser dito: faltam políticas pública de saúde pública, prevenção. Falta o que? Governança, boa gestão em saúde pública. Pelo cheiro da brilhantina e a toada do crescimento dos casos de câncer, em breve, no Brasil, os cânceres podem ser a 1ª causa de morte geral.

Já foi sugerido que o Ministério da Saúde não existe. Ou melhor, ele está com o nome errado. Deveria ser Ministério da Doença. Porque pouco investe em Medicina Preventiva, à exceção do Programa Nacional de Imunização que exerce bem essa função, pena que com má administração na questão de compra de insumos e medicamentos e vacinas. Falta planejamento. Basta registrar que vacinas e medicamentos, têm vida útil de eficácia, têm data de validade. Venceu precisam ser incinerados, como os 370 milhões de agora. Um vexame governamental. Inacreditável para um país emergente como o Brasil! Onde 7% dos adultos são analfabetos, e milhões ainda passam fome.

Agora, muito interessante são as verbas destinadas aos órgãos de Governo, o orçamento de um Supremo Tribunal Federal, o tal do cartão de Crédito Corporativo, as verbas destinadas aos partidos políticos, aos gabinetes de parlamentares de todos os cargos políticos, vereadores, deputados estaduais, federal, senadores. O orçamento secreto. Somos mesmo campeões de desigualdade. Que triste!

Posts mais recentes

SANTAS TECNOLOGIAS nos oferecem

OS RECURSOS do Google e Google MAPS Temos que nos encantar mesmo com tais recursos Quem um dia imaginou. Acessou, leu, copiou Registrado fic...