Quando escrevo, eu gosto de separar os escritos por temas. Neste capítulo, o título é atualidades, o nome já diz ser fatos e façanhas, esquisitices e coisas tipo fora da ordem para os humanos normais e bem pensantes. Nesse sentido vamos a alguns fatos e acontecidos que vêm me chamando à atenção e de todos que leem noticiários, telejornais e redes sociais. Porque estamos numa era na qual o que não faltam são meios de comunicação. Embora poucos leem.
Há o caso social e político de um deputado em Goiânia, em uma reunião política de alto relevo. Esse parlamentar (não confundir com para lamentar) se fazia acompanhar de seu cão de estimação. Até aqui normal e bem admirável. Não é mesmo! Afinal há um brocardo popular, um ditado que afirma: “melhor ter um cachorro amigo que um amigo cachorro”!
A matéria do deputado do cachorro é insólita, porque durante sua palestra, onde havia mais de 100 presentes, ele deixou do tema central para discorrer sobre a biografia do animal. Ou seja, muita ousadia fora da normal, exemplo de esquisitice, no mínimo. Vê lá se alguém numa reunião política se interessa por vida canina. E nosso respeito aos animais no seu lugar e hora certa.
Na Ucrânia, há a história do deputado terrorista que entra numa sala de reunião, em certa aldeia, põe-se de frente aos presentes ao evento em reunião, ele parece não ser prestigiado, tido como desimportante. Ele destrava uma granada, mais duas e causa uma tragédia, mortes e gravemente feridos. O crime está em apuração! É um exemplo clássico de muita sociopatia e insanidade mental. No mínimo um sandeu ou mentecapto.
Muitos hão de lembrar que o ex presidente Bolsonaro, afirmava indicar um Ministro Supremo, para nossa Corte Suprema de Justiça, terrivelmente evangélico. Indicou, é o ministro André Mendonça. Não é de ver que agora o presidente Lula, deu de afirmar que indicou um ministro terrivelmente comunista. Trata-se do já sabatinado pelo Senado, o atual senador e ministro da Justiça Flávio Dino. Ele fará companhia ao terrivelmente evangélico, ministro André Mendonça. Fatos e notícias de nosso tempo!
No Oriente Médio, continua a Guerra Israel versus Hamas/Palestina. Para vingar morte de cerca de 200 pessoas de etnias diversas, o Estado Judeu já executou centenas de integrantes terroristas do Hamas. Entretanto, vem matando indiscriminadamente; homens, idosos, crianças, inocentes, destruindo infraestruturas, hospitais, escolas, deixando milhares de civis e inocentes na guerra sem comida e água. Tudo em nome de poder, supremacia, “democracia”. Aliás, Israel, a única democracia no Oriente Médio. Já são milhares de mortos. Será que justifica, uma vingança tão perversa dessa dimensão. Tudo se faz passar na Faixa de Gaza, terra dos apátridas palestinos.
Não poderiam os homens de Estado ter seguido os ensinamentos de Chico Xavier, que diante do que está ruim e fora do eixo disse”: “Se não podemos fazer um novo começo podemos fazer um novo fim”. E a matança de inocentes, civis e crianças continua. Seria um dos maiores exemplos humanitários a dar ao mundo. Assim poderia ter decidido Israel, morreram criminosamente, no atentado inicial do Hamas, 200 pessoas. Não vamos permitir que morram mais gente! Vamos buscar uma reparação desses crimes de forma diplomática. Vingança gera vingança; diverso de gentileza gera gentileza, diria José Datrino (1917-1996), o profeta gentileza.
Aqui no Brasil, o congresso continua querendo deixar os Índios e indígenas à mingua, querem os congressistas tomar-lhes, por Direito Originário, as Terras. O que sempre fez contra os indígenas é um verdadeiro genocídio. Quantos eram na invasão do Brasil, que a chamam de descobrimento, 1500, e quantos restam hoje? O chamado marco temporal, diz que aos indígenas só pertencem as terras que ocupavam à data de promulgação de nossa constituição, 5 outubro 1988. O STF votou contra, o presidente Lula foi no mesmo entendimento, agora o congresso, quer beneficiar grileiros, fazendeiros, garimpeiros que querem mais terras dos indígenas! Pode uma coisa dessas? Não se sabe onde vai parar. Vêm sendo essas notícias estranhas!