NIILISMO E FRIVOLIDADES DAS REDES SOCIAIS

  Em se tratando de Internet e Redes Sociais o que temos? NUNCA na História da humanidade houve um sistema, uma ideologia, uma doutrina ou invenção que tanto escravizasse e rebaixasse as pessoas em seus valores de civilidade, de boas normais éticas e de relações humanas construtivas, de cultura e profissional.  Este sistema, se assim, pode nominar é o mundo da Internet com suas ubíquas derivadas: Redes Sociais e tantas mídias digitais como games e diversão fútil.

O instigante e curioso é que esse fenômeno da bestialização e alienação que trouxe a Internet atinge todas as idades. Pessoas mais idosas, nascidas antes da década de 1970 são mais resilientes a esse sistema de escravização e alienação cognitiva e intelectual. Os nascidos pós 1980 já entram nesse rebanho dos adictos e muito dependentes do mundo virtual e das mídias digitais.

Quando se analisa as gerações mais jovens há motivos de preocupação. Sem nominar as gerações, se millennials ou y, alfa ou beta, essa classe de pessoas são os indivíduos mais vulneráveis. Como modelo, os estudos assim apontam, os adolescentes entre 15 anos e 20 anos são os mais vitimados! Essa afirmação se baseia no fato de que eles estão livres na maioria dos países para usar irrestritamente os meios digitais. O uso desmedido da internet e mídias digitais ou games é tanto mais nocivo quanto mais baixa a idade desse usuário. Não custa lembrar que os jovens têm o que se chama plasticidade cerebral. Neurônios e memória estão ainda em transformação e maturação. Portanto, aptos a aprender o certo ou o torto. E o que é errado parece aprendido mais rápido.

Vários países como Coreia do Sul, Escócia, Suécia e Austrália já restringem o acesso a redes sociais para adolescentes e crianças abaixo de 16 anos de idade. No Brasil já há legislação com restrição ao uso recreativo de celulares nas escolas, mesmo nos períodos de recreio. O manuseio das mídias como o celular para estudo e execução de atividades escolares é permitido. Crianças e adolescentes devem ser instruídos ao uso construtivo e cultural de qualquer mídia digital como celular e tablet. É Natural esse uso. O que espanta a educadores e cientistas de Educação são muitos pais e mães não instruírem seus filhos ao uso prudente, moderado, com restrição do quê e de tempo de conexão de redes sociais e jogos virtuais. Uma praga que vem rebaixando a capacidade criativa e inteligência de crianças e jovens.

E para finalizar, uma menção ao que se tem de nulidade e vazio ou frivolidade de grandes rebanhos de gentes, de tantas pessoas no apego vicioso, desmedido e fútil aos celulares. Os aparelhos de celulares são símbolos da idiotice e precariedade em se tratando dos qualificativos cognitivos e intelectuais das pessoas; aquelas que fazem dessas maquininhas uma extensão de sua anatomia corporal. Não só os aparelhos são demonstrativos concretos do perfil imbecil e pueril desses usuários; mas nomeadamente o que esses viciados usuários postam, assistem e compartilham com os de mesma iguala e idiotice. São os infantilismos, as futilidades, as puerilidades, as notas e notificações mais rasas e tolas. O que não faltam são parvoíces, janotices e inutilidades. E não se envergonham do compartilhamento de tais criancices e nulidades. Que mundo vazio e fútil esse sistema moderno da Internet, na bestialização e  imbecilização das pessoas!

Posts mais recentes

DAS INJUSTIÇAS DO JUDICIÁRIO

Agora segura esta informação aqui porque ela é símbolo do funcionamento da Justiça e do Judiciário no Brasil, o chamado ordenamento jurídi...