O FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE NOS RODEIA

Vereadores de BH vão ao CCBB com guardas e PMs e cobram fechamento de exposição. Mostra 'Fullgás' é exibida desde agosto, mas só foi questionada nos últimos dias. Parlamentares dizem fazer fiscalização devido a supostas queixas de mães incomodadas com obras que abordam nudez e sexo. Matéria no link abaixo.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/10/09/vereadores-de-bh-vao-ao-ccbb-com-guardas-e-pms-e-cobram-fechamento-de-exposicao.ghtml

 Em setembro de 2025, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater a relação entre ufologia, segurança e transparência. O evento teve como objetivo discutir e esclarecer fenômenos ufológicos sem comprometer a segurança nacional, ressaltando o grande acervo de documentos sobre o tema no Brasil. Em junho de 2025, o Arquivo Nacional divulgou 26 relatos de avistamento de OVNI (objetos voadores não identificados) no Brasil, envolvendo casos de pilotos e aviões em 2024. Notícias lidas nos anais da Câmara dos Deputados.

Lendo essas notícias, vieram-me à Lembrança essas duas notáveis figuras: Sérgio Porto (1923-1968) e Carl Sagan (1934-1996). Sérgio Porto ou Stanislaw Ponte Preta, foi o autor do chamado PEBEAPÁ – Festival de Besteira que Assola o País. Um ensaio jornalístico repleto de bom humor e todo verdadeiro do que era divulgado pelos governantes da época da ditadura militar (1964-1985). Carl Sagan, foi um astrofísico que se notabilizou com a popularização das Ciências em sua época. Ele trabalhou na NASA, criou a série chamada Cosmo, passada e amplamente vista pelas redes de TV, no final do século XX. Foi também autor do utilitário livro, O mundo Assombrado Pelos Demônios.

Fico a imaginar se Sérgio Porto com o seu FEBEAPÁ, e Sagan, vivessem nos dias de hoje, o quanto de matéria prima teriam para novas edições de suas obras, literárias e televisivas. Porto, iria nos fazer rir e gargalhar com o rosário, as coleções de besteiras, de abobrinhas, de platitudes, de futilidades, de frivolidades, com as quais ocupa grande parte dos brasileiros e brasileiras, nas suas jornadas diárias. Para tanto, nem precisaria sair às ruas e entrevistar as pessoas, porque elas graciosamente fornecem tudo quanto há de fútil e inútil em suas redes sociais como Instagram e Tik Tok. Bastar ir lá e conferir.

E o que nos mostra O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan? Essas futilidades e superstições, toda uma série de mitos e relatos supositícios (ilusórios, imaginativos, críveis, porque apenas críveis, crença). Gente, pessoas com até formações universitárias, doutores, acadêmicos, que ainda creem em pílulas do câncer (fosfoetanolamina), em azitromicina e cloroquina na cura da covid19, em polilaminina na cura de tetraplegia, etc.

O que nos espanta e assombra, é imaginar uma comissão do congresso despender tempo, papel e reuniões para empreender fabulações e discussões sobre OVNIS, ufologia e coisas do gênero. "Sou humano e nada do que é humano me é estranho"- (Publio Terêncio). Enfim,  são muitas futilidades e vazios que produzem as pessoas, não importam suas funções e ocupações, com as quais temos que conviver em nossas jornadas.

 

Posts mais recentes

OS TERRORISTAS HAMAS E OS CUPINS

E a guerra de Israel contra o povo palestino (dois anos, outubro 2023-outubro 2025)? Pessoas mais ingênuas e esperançosas acreditariam no qu...