PARASITISMO E COOPERATIVISMO - CIENCIA PURA
João Joaquim
Olha aqui a face boa, utilitária, positiva da Internet e suas descendentes redes sociais. Prova de que para um rebanho menor, seleto de pessoas cerebrais, nem tudo é fútil, frívolo e está perdido. Muitos, milhões são as notícias, as informações e mensagens transitadas pela internet. Apesar de tantas deformações ainda se pode extrair algum saber e antídotos para a mediocridade e a ignorância reinantes. Em busca de alguma informação de tema de biologia, deparei com duas pérolas que faço aqui registrar, veiculadas pela internet, informação com precisão.
Na China, em Wuhan, mesma terra dos coronavírus, a descrição e sobre de uma espécie de parasita que parasita outro parasita. É muito parasita, não é mesmo! Um parasita que além de parasitar sujeitos normais, pessoas normais, produtivas e trabalhadoras, parasita outro parasita explorador. Isto me faz lembrar aquele expediente de algum terráqueo chamado Sevandija que se passa como impostor no escopo de seus reclusos objetivos. O parasita de parasita lá de Wuhan é uma espécie de microfilária. Semelhante às nossas filárias nativas do Amazonas, já vastamente conhecidas, mas também encontradas alhures. Esses parasitas conterrâneas do hoje ubíquo coronavírus, parasitou muito, muito uma espécie de tênia, a hymenolepis nana. Essa espécie de solitária passa a ser um suporte, uma fonte de nutrição e apoio para esses parasitas. Curioso, não? Parasita de Parasita. Nome cynzinha lepis
O segundo exemplo de utilidade cultural e cientifica da Internet também vem da Ásia, mas não só de lá. Trata-se de um caso trabalhista no modelo Cooperativismo, que em biologia se chama de Simbiose. Dos mais simbólicos e que deveria servir de inspiração, de modelo a ser copiado por um rebanho enormes de certas gentes, certas pessoinhas já bem cadastradas pelo IBGE.
Como já sabido o camarão é um animal que não tem visão. Já o gobião se guia com cada olhão. Ambos estabelecem uma parceria das mais benfazejas. Eles têm como abrigo tocas, mini cavernas. Enquanto cava a toca o camarão, vigia os predadores o gobião. Se o camarão se afasta de sua tarefa de escavador, vai lá ligeiro e companheiro o gobião e o traz de volta. Isto, sim, é que é sistema de trabalho cooperativo, mútuo e solidário. Agora, que no reino animal é só ternura, honestidade, boa fé e dever cumprido, ninguém discorda.
Tornemos aqui, para conclusão. Existem os predadores, os calistas, os lobistas, os texugos e salteadores de toda ordem. As espertezas e explorações fazem parte do mundo animal. Enfim, basta escarafunchar, pesquisar para se maravilhar com o que é o comportamento animal, como o desses indivíduos. Parasitas dos Parasitas e relação de cooperação camarão e gobião.