Empatia e amor ao próximo ou distante

 Vivemos tempos sombrios no que toca às relações sociais, à cultura, à ética e à Política (com P maiúsculo). Têm ganhado força os ditos sistemas políticos de direita, o radicalismo extremado, os nichos do nazifascimo, os regimes ditatoriais camuflados de democracia (Venezuela, Hungria como exemplos). E tentativas de golpes de Estado, como o foi o sucedido no Brasil, vide 08 janeiros de 2023; foi quando os golpistas sectários, seguidores e simpatizantes do ex presidente Bolsonaro depredaram e dilapidaram prédios, patrimônio e mobiliário dos 3 poderes (patrimônio público).

O objetivo dos golpistas era: a gente quebra, as forças armadas são instigadas, vêm e tomam o poder e volta Bolsonaro! E assim vivem vários rincões desse planeta! Ditaduras que foram eleitas por voto popular, manifestações e simpatias por tiranias, estados de exceção! Com tal clima geral, paira no ar uma instabilidade do que seja honestidade, generosidade, civilidade, respeito à dignidade humana, aos seus valores morais e patrimoniais e pecuniários, ao cumprimento de compromissos assumidos, calotes, inadimplência, esbulho!

As boas relações humanas, aquelas comezinhas de fato, as entre amigos, corporativas, de trabalho, parental! Esta então deve ser marcada por certas virtudes em falta a muitas pessoas. Entender que poucas pessoas vivem um perpétuo alivio, um jardim florido ou mar de rosas. Existem pessoas com pouca resiliência no enfrentamento dos percalços e pedras no caminho. E então desonestamente se valem da ingenuidade, da generosidade de outro (familiar, irmão, amigo), exploram-no, roubam-no, caloteiam-no. Trata-se de um jeito sinistro, vil e sem esforço de viver no bem bom! Existem!

Quantos outros valores e virtudes não se veem nas relações a dois, em grupo, no cuidado de um pai, a mãe, um idoso frágil: a sinceridade e transparência na divisão equânime de dinheiro e energias, na dispensa de uma companhia, os cuidados de higiene e alimentação. Princípios previstos até na Lei, no estatuto do idoso. Onde andam a bondade, o afeto, a consideração e respeito ao outro como o outro, o diferente, à sua singularidade e alteridade?

Quando se revisita algumas filosofias do trato humano. O que Jesus Cristo pregava? O amor incondicional e respeito ao outro. A Filosofia Espiritual de muitos espiritas? Curar o próprio coração, ver o mundo com afeto, exercitar um olhar positivo para a vida e para o próximo. Seguir o exemplo desses luminares da humanidade: de Cristo, de um Gandhi, de um Alan Kardec, de uma Zilda Arns, de um Betinho!

Existe uma convergência, uma opinião em comum quando relacionamos com outras pessoas; ainda que não tenhamos afinidade e identidade sentimental ou moral com essa ou aquela pessoa. Somos bilhões no planeta. Natural que não sejamos iguais. Nunca! Entretanto, fora os sentimentos de rancor, de ódio, de vingança, de desqualificação do outro. Verdade que existem muitas incompatibilidades de caráter, de conduta, de praxe de vida. Não sou obrigado a me tornar cúmplice, complacente e conivente com condutas e caracteres antissociais, desonestos e parasitas e folgados de vida. Uma coisa é respeitar o outro como pessoa, exigir que ele me respeite em minha vida de honestidade e retidão e se buscar dissuadir essa pessoa da vida torta que leva. Meu dever de honesto.

Mensagens norteadoras de uma vida reta. A boa ação de cada pessoa torna-se uma luz que acendo em torno de quem a pratica e dissemina. Exercitar a virtude da empatia; ver a alma do outro, respeitar o espaço de cada um. Nem sempre o possível e exequível para você o é para outra pessoa, de cultura, de caráter e formação técnica diferentes da minha (ensinamento do Chico Xavier).

Por fim, lembrar: “Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho”- Mahatma Gandhi. Antes do ver os defeitos dos outros, observar e valorizar as suas qualidades, os seus dotes. Se assim cada pessoa expressar, ela está contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e cada pessoa como dela integrante! E o mundo será melhor. Ou como já proferido: “ O mundo melhor que desejo para meus filhos e neto, vai depender dos filhos e netos melhores que estou formando para esse futuro mundo”. Forte essa hein!

Posts mais recentes

Religião e Política

  Quando assistimos a certas cenas, de política e de religião, é tempo de se perguntar. Sem rebuscar as duas empresas praticadas pelos human...