Seja bem-vindo(a). Hoje é

PENITÊNCIAS HEREDITÁRIAS

  Nada melhor do que discorrer sobre certos comportamentos    sobre tantos expedientes, crenças, cultura de tantas pessoas, etc.; quando essa descrição se faz com fundamento em estudos, em documentos e resultados das Ciências. Estudos conduzidos por habilitados e capacitados pesquisadores. O tema aqui em tela refere-se à saúde psíquica e intelectual de muitas pessoas entranhadas e obstinadas em expressões e práticas doutrinárias (budismo, ascetismo, xintoísmo, espiritismo) e religiosas.

O quanto parcela expressiva dessas pessoas, padece de distúrbios emocionais, psíquicos, sociais, de convivência com outros familiares.  Pessoas que por um vínculo genômico indelegável, se vê na obrigação desse suporte, convívio e se se colocar como arrimos desses membros parentais. E então, é inevitável, a doença depressiva, o transtorno crônico de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada), os desníveis de humor, as distmias, as disforias, etc.;  Sempre há os folgados, preguiçosos e exploradores!

Para tanto, e cronicamente as clínicas de reparos e manutenção das pessoas acometidas por esses danos existenciais, pelas mórbidas convivências parentais e como que a imposição por esses tais e quais membros dessa convivência (o indelegável dever dos vínculos).

Karl Marx (1818-1883) faz parte de um grupo de filósofos que partem do pressuposto de que Deus não existe. Eles pensam que não existe nada além da realidade material na qual vivemos. Essa é uma concepção de mundo chamada de materialismo. Marx afirmou: “A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração do mundo sem coração e o espírito das condições sem espírito. Ela é o ópio do povo. ” Disse mais: que a religião (vale para doutrinas como budismo, ascetismo, espiritismo) , todas elas (religiões) propiciam e mantém nos indivíduos oprimidos e seguidores:  “a covardia, o desprezo próprio, o rebaixamento, a submissão e a humildade. ”

Trazendo essa tese e asserção para as pessoas comuns, quantas e quantas pessoas são higienizadas e esterilizadas, mental e intelectualmente falando, nas suas práticas doutrinárias e religiosas! São rebanhos e grupos de gentes adestradas e submissas a essas pregações, regras, palavras, preces e práticas de ordem de época e dos dias.  

E muitas e um sem-número dessas pessoas praticantes e sectárias desses líderes e doutrinas, são como que perpétuas seguidoras e obedientes a essas ordens e seitas, e líderes de mesma iguala. Porque na verdade se tornam personalidades fragilizadas, a pagar por um carma de liames parentais; pessoas (ancestrais) perturbadas que tiveram uma vida para lá de trapalhada em todas as esferas existenciais! Seriam, na interpretação de doutrinas e filosofias orientais, a paga por erros e pecados hereditários. Muitas dessas pessoas e praticantes de certas seitas, doutrinas e estilo místico de vida, trazem no bojo e internalizadas, desorganizações nas percepções e expressões de afeto, de boa convivência, de harmonia social, com muitos outros à sua volta, de seu convívio. E investem energia, tempo, labor, e rituais, como se esses expedientes fossem redimi-las das culpas, dos pecados originados de outros parentais. Culpas hereditárias! Assim dizem essas doutrinas e algumas religiões. Vá lá entender!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário