Regressão cultural

 Eu fico aqui a imaginar sobre o estágio evolutivo de nossa sociedade humana.     Estágio     não industrial, científico, tecnológico. Não perdendo de consideração a importância desses indigitados estágios evolutivos, indicativos do desenvolvimento das habilidades, aptidões, crescimento biológico, neural, diferenciamento em tantos e quantos atributos de um animal maior e superior aos demais conviventes do Planeta Terra. A saber, a inteligência, o pensamento abstrato, o discernimento, o raciocínio lógico, a condição dual/corpo e alma etc. etc.

Quando fazemos contatos com as pessoas, seja à distância, nos diálogos presenciais, fica nítida a dificuldade que as pessoas têm, em sustentar um diálogo mais cultural, mais científico, mais construtivo e contributivo sobre qualquer natureza. Vê-se que que as pessoas vêm perdendo as habilidades mais importantes do animal humano; o que o diferencia dos demais bichos. O raciocínio lógico, o pensamento abstrato, a capacidade de permuta de uma cultura e conhecimento atrativo e enriquecedor.  Existe uma estagnação mental e intelectual das pessoas. Elas adquirem as chamadas habilidades simples de sobrevivência e interação com as coisas à sua volta: o manuseio de objetos do desejo, a satisfação dos instintos primitivos como comer e beber. Sequer, muita vez, o zelo com higiene e saúde não são os mais corretos.

Uma demonstração desse embotamento cultural, técnico e cientifico, se percebe no quanto as pessoas se dedicam às boas, construtivas e enriquecedoras culturas. Poucas pessoas incorporam o hábito da leitura, aquela leitura independente da obrigação dos currículos escolares, dos ciclos de ensino e faculdades. Muitos são os formandos, os formados, os egressos e mesmo os veteranos de cursos superiores (os já no mercado de trabalho) que conhecem sequer de leitura os autores clássicos do Brasil. São homens de variadas profissões. Médicos, advogados, engenheiros, psicólogos, arquitetos, os ditos influentes! Aliás, esses teriam a obrigação de vasta cultura. Como um jornalista. E tais qualidades, atributos não se vê.  É uma merencória realidade! Em se falando de livro e leitores, da importância de uma cultura geral.

Posts mais recentes

Religião e Política

  Quando assistimos a certas cenas, de política e de religião, é tempo de se perguntar. Sem rebuscar as duas empresas praticadas pelos human...