Meu DEUS, onde estás?

 

DEUS DEVE ESTAR PESAROSO DE SUA CRIAÇÃO

João Joaquim 

Eu inicio esta crônica por uma passagem Bíblica, registrada no livro de Gênesis 6-6; assim consignada: Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. Alguns analistas das sagradas escrituras podem até fazer alguma interpretação diversa do que em Português está bem claro o sentido de arrependimento.

 Comparado a um artista humano, que findada uma obra de arte e com ela, de conhecimento público, conforme a interpretação dos expectadores, pode ocorrer desse artista se arrepender de seu feito, sua criação. Assim como outros feitos e empreendimento, de qualquer agente humano, produtivo ou vagabundo, trabalhador ou sugador de energias, de recursos e arrimo de alguém. Não importa que autor ou feitor seja.

Portanto, é de muita razoabilidade e lógica que Deus, o supremo artista do cosmos  e seu infinito conteúdo, tenha se deparado com sua criação humana, e em face de suas atrocidades, insensatezes, crimes de toda ordem, destruição do Planeta, morticínios, guerras e devassidão, Ele, Deus, tenha se deparado com essa imperfeição, ficou pungido e amargurado pelas coisas que via.  E então, vamos aqui fazer um cálculo, uma imaginação da concepção Divina!

Pode ser que Deus, tenha se permitido ficar pesaroso, contrariado com as imperfeições, vícios e maldades sem limites cometidas por muitos representantes de sua criação. Justamente esse animal: pensante, com QI diferenciado, superior, dotado de consciência e pensamento abstrato.  Bem entendido, que há pessoas que têm jeito e salvação. Apesar de tudo; existe muita gente boa, útil, produtiva e generosa. Anne Frank, vítima do holocausto dos nazistas e seu respectivos doidos disse textualmente: “apesar de tudo eu ainda acredito na bondade humana”. Otimismo na quintessência! Queiram ver o diário dessa vítima, em seus diários que virou livro. É de tocar e cortar o coração de gente boa, sensata e generosa, a história dessa figura humana.

Cá entreouvidos, e revisitando interpretações e inquietudes de gente pensante e com elevados atributos cognitivos, sencientes. Seriam os humanistas e sábios em essência, indivíduos dotados dos mais elevados valores morais, generosos e simpatia, solidariedade e empatia pelo outro. O que eles deduziram e disseram: vejamos.

Há relato e registros não tanto publicados de que grupos desses pensadores e humanistas fizeram um manifesto, individual e coletivo, perquirindo, rogando a Deus, quando da extrema violência e atrocidades cometidas pelo nazi fascismo de Hitler contra os judeus e outras minorias étnicas, sociais, físicas, de estilo de vida e preferências. Ante tanto horror e maldade, esta a questão de fundo: por que Deus permitiu tanta barbaridade e sofrimento humano, as vítimas do holocausto? Por que Deus nada fez em prol de incapazes e inocentes nos horrores do holocausto? Trata-se de uma pergunta muito pertinente!

E agora, nos albores e curso inicial do 3º milênio, início do século XXI, fica a impressão que as guerras fratricidas e morticínios cruéis e impiedosos, são os casos das horrendas guerras Rússia xx Ucrânia, Israel xx Hamas e Palestinos, Sudão xx Sudão do Sul. Surgem então essas reflexões. Deus! Oh, DeusOnde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes. Embuçado no céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, Senhor Deus? (versos de Castro Alves, Vozes d’África)

É de se pensar que novamente, ante esses horrores de tanta guerra, Violência e extermínio perpetrados, impiedosamente, por homens de Estado, por gente comum e insensata. É de supor que novamente, Deus esteja em dúvida, talvez arrependido de sua criação. E pesaroso, magoado, pungido em seu ser, esteja imaginando como punir esses pecados. O que será feito por Deus? Uma solução urgente precisa ser posta à vista de todos.  Romanos 6. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Posts mais recentes

Os charlatões da FÉ e da política

  Estamos em plena era de conquistas científicas e tecnológicas, e mesmo assim, como vicejam, vigoram e recrudescem as práticas de charlatan...