Seja bem-vindo(a). Hoje é

CACHORRO SE CRIA E FILHO SE CRIA E EDUCA

João Joaquim  

De há muito que venho presenciando o quanto os consultórios de doenças mentais andam atolados, cheios de pacientes. Com uma característica, a maioria constituída de crianças, adolescentes e jovens. Há ainda nesse filão de pessoas as famílias. Consultas de pais e filhos.

Ao escrever este artigo eu tive a tarefa de ler mais de 100 histórias clínicas, dos aspectos sociais, familiares, escolares e educacionais desses consultandos e a constituição familiar, os costumes, a organização familiar, os membros parentais do domicílio comum, se com pais e mães, se pais separados, solteiros, adotados, responsáveis, se em instituições de amparo etc., etc.

Para melhor compreender as raízes, as razões e fatores desencadeantes das inúmeras queixas e histórias clínicas desses clientes e “sofrentes emocionais” atendidos por psicoterapeutas e clínicas de psicologia tornão-se necessárias algumas pinceladas em dados da Sociologia e da Filosofia. Aristóteles afirmou em sua magnifica metafisica que o homem é um animal social e politico. Significa que a convivência é condição básica da sobrevivência. Ninguém vive só e isolada. Apenas na ficção de Robson Crusoé ( autor Daniel Dafoe). Todos precisamos de outras pessoas para nossa sobrevivência. Todavia, lembrar que somos desiguais, diferentes.

Ainda na Filosofia vale a pena consultar o filosofo empirista John Locke. Ele afirma entre outras teorias aquela de que todos nascemos analfabetos, ignorantes. Porém, com os mesmos potenciais cognitivos, de QI, de aprendizagem. As percepções sensoriais, aquilo que a família e o meio social nos ensinam é que nos tornam conscientes, cientes e informados e formados. A sequência e desenvolvimento de ser humano é: nascimento, crescimento, criação, informação, educação, informação e formação.

Na Sociologia buscamos o que teorizou e sistematizou, na teoria do bom selvagem, Jean-Jacques Rousseau: “todo homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe”. Fazendo uma tradução mais ampla, a família, e o meio social tanto forma e constrói uma criança e futuro bom cidadão, como pode também corrompê-lo para sempre. A exemplo de um pau (vegetal) que nasce tenro e reto, se não cuidar ele vai se entortando e acaba (morre) torto. Filosofia pura e verdadeira. Pau que nasce torto morre torto.

Uma outra tese das mais interessantes e convincente está nos vários ramos da Pedagogia. Inúmeros são os cientistas e educadores que podem nos auxiliar nesta compreensão, como Paulo Freire e Jean Piaget. Muitas das premissas e diretrizes da Psicopedagogia expressam em uníssono com as teses dos filósofos citados.

Quando se estuda e analisa as causas do abarrotamento de crianças, jovens e famílias nos consultórios de terapeutas e clínicas de Psicologia tornam-me bem patentes as origens das doenças e transtornos das relações familiares, sociais, afetivas, da comunicação pais/filhos, em todas as faixas etárias. É bem perceptível o quanto falha, frágil e tolerante foi o processo de criação e educação daquele(a) paciente das clínicas de terapias.

Se há uma palavra, ela se resume em limite que esses filhos e educandos não apreenderam. Embora não reconhecida cientificamente a chamada Constelaçao Familiar, criada por Bert Hellinger tem sido uma proposta de ajuda terapêutica para muitos dos distúrbios das relações humanas. Nesses grupos de ajuda uma varredura da família e da pessoa é feita, para a compreensão das raízes dessas afecções relacionais de toda natureza.

Por fim, nesta conclusão o que se pretende deixar como mensagem é que as pessoas ao decidir por constituir uma família, casamento e filhos, mesário se faz que os pais tenham consciência dessa exigente, séria e nobre responsabilidade. Criar um filho não difere de procriar um animal, um cãozinho, um cavalinho. Gente é diferente. Se gesta, se cria, se forma, se educa, se ensina, com limites, com ética, com amor e vigilância sem pieguismo e muito paternalismo. Se estas etapas são banalizadas, negligenciadas e malfeitas as famílias estão criando futuras pessoas desajustadas, perturbadas, de evolução crônica para o resto da vida.  Animais de estimação se cria apenas, basta ração e vacinas. Filhos, gente se cria, se educa, se forma, com ética, com limites, com escolas e ponto final. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário