Seja bem-vindo(a). Hoje é

Tiranos e autocratas

 Ninguém precisa ser cientista político ou sociólogo para compreender o que vem passando nas cenas políticas e administrativas do Brasil, nesses últimos anos. Basta que a pessoa acompanhe e leia os noticiários e jornalismo sérios e independentes do País. São fatos que nos espantam e nos estarrecem, em se pensando que temos uma Democracia já bem reconhecida, mundo afora.   Mas, de vez em quando sofre algumas ameaças de subversão, de inversão de propósitos.

Não esqueçamos que um representante parlamentar digno e sensato – Octávio Mangabeira (1886-1960), ex governador da Bahia, disse que “ a democracia é uma planta tenra que precisa de cuidados permanentes” (parodiando a expressão original). Thomas Jefferson teria dito também que: “ O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Essa ideia vale de igual forma para a Democracia. Vivemos uma época de extremismos, de governos autocráticos e de ideologias tiranas e ditatoriais. Quem imaginaria, em pleno século XXI, convivermos com ameaças desses líderes despóticos, insanos e antidemocráticos (os casos de Rússia, Hungria, Venezuela entre tantos outros).

O ex presidente (2019-2022) Jair Bolsonaro, durante o seu mandado namorou o tempo todo com a possibilidade de se tornar um autocrata e tirano. E nesse propósito arrebanhou, conquistou a simpatia, a adesão e explícito apoio de muitos segmentos políticos, militares (forças armadas), policiais (de Estados e Federal) e outros grupos civis. E acreditem, até seitas religiosas.  Teve apoio e defesa ostensiva e discursiva agressiva de vários líderes religiosos.

Buscando explicações e pareceres de cientistas políticos, psicólogos e psiquiatras, temos algumas proposições e interpretações. Quando muitas pessoas, muitos gestores públicos, servidores públicos de alta hierarquia de governos, empresários, administradores, militares, etc. Enfim, quando essas pessoas, investidas em suas funções aderem a esses projetos antidemocráticos e golpistas, como ocorrente no mandato do ex presidente Bolsonaro, uma das fortes explicações é que todos esses tais indivíduos apostaram na continuidade do mesmo governo (Bolsonaro e família). E todos, queriam participar da festa e repartir o bolo, a torta, os manjares prometidos. Deu tudo errado para esses! Para o bem do país, da sociedade e muitíssimo para a Democracia, como uma “plantinha tenra que precisa ser regada todos os dias” (Octávio Mangabeira).

Os que nos estarrece é saber e assistir o quanto de servidores públicos, militares, empresários, funcionários civis e militares, foram capazes de embarcar numa canoa furada como foi esse projeto de gente golpista- entendam militares, agentes de polícia federal em cargos de chefia de ABIN, parlamentares, ex ministros e ministros da ativa etc- E então uma das explicações convincentes: porque todos esses traidores da Pátria, acreditavam que iam ser agraciados pela adesão e apoio. Entretanto, para o bem de todos, para eles deu tudo errado. E viva a Democracia, e vivam as instituições públicas que seguraram a onda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário